PROJETO EDUCAÇÃO INFANTIL: PINÓQUIO ( IDENTIDADE)
EIXOS:
- Linguagem Oral e Escrita.
- Música.
- Natureza e Sociedade.
- Movimento.
- Matemática.
OBJETIVOS:
- Apresentar-se ao grupo.
- Conhecer-se como membro integrante de um grupo.
- Conhecer ao outro e a si mesmo, as diferenças, igualdades.
- Desenvolver a criatividade por meio de desenho livre.
- Socializar-se por meio de brincadeiras.
- Respeitar opiniões dos amigos.
- Identificar quantos alunos possuem na sala.
- Estimular o desenvolvimento da lateralidade.
- Explorar ambientes da escola ou CMEI.
- Fortalecer a lateralidade com manipulação de materiais diversos.
- Confeccionar um mural coletivo com todas as atividades dos alunos sobre o classico infantil.
CONTEÚDOS:
Oralidade, socialização, brincadeiras, coordenação motora fina e ampla, valores (amizade), lateralidade, percepção visual.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Livro sobre a história pinóquio.
- DVD com o filme do desenho.
- Lápis de cor.
- CAnetinhas.
- Papel sulfite.
- Mural de desenhos.
METODOLOGIA:
Levando em conta que a escola é o ambiente privilegiado por promover a interação e desenvolvimento da criança, com trocas de experiencias e contato social no qual os alunos poderão conhecer um pouco mais de si e de outros amigos, esenvolvemos este projeto com o tema Classico Pinóquio para trabalhar a identidade.
O professor poderá fazer da história Pinóquio um acontecimento, pois ele será mais um integrante da turma durante o desenvolvimento do projeto.
O professor deverá criar um ambiente aconchegante, sendo este ambiente a brinquedoteca ou qualquer outro espaço dentro do CMEI.
O professor pode utilizar vários recursos para a aula, use a imaginação das crianças, dizendo que o Pinóquio será o novo amiguinho da Turma, então ele irá até o CMEi para contar a sua história para as crianças, ( o professor convida alguém para se fantasiar de Pinóquio e dramatizar a História para as crianças).
É importante valorizar todos os momentos com os alunos, pois eles serão acolhidos e se sentirão importantes ao expor opiniões, conversas e participação nas aulas.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
* Promover atividades dentro e fora da sala de aula.
* Trabalhar conceito de lateraldiade com o próprio corpo dos alunos.
*Nas brincadeiras com bola, colocar fitas coloridas nos braços e tornozelos das crianças e pedir para arremessar com a mao direita a bola para o amigo, chutar com o pé esquerdo para o amigo, pular com a perna direita, girar a mão esquerda.
*Solicitar desenhos com a mão esquerda, depois direita.
*Reunir os alunos em roda e direcionar uma conversa para conhecer um pouco mais sobre eles, saber suas preferencias, sobre brincadeiras, comidas, que musicas gostam de cantar.
* Solicitar que os alunos tragam uma fotografia da sua familia.
*Solicitar algum obejto importante da familia, contar sua história.
Montar um mural com as fotografias.
Solicitar que as crianças desenhem os membros de sua família
Nenhum comentário:
Postar um comentário